Ervas e especiarias contêm muita variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a maximizar a densidade de nutrientes de suas refeições. Toda vez que você adiciona sabor às suas refeições com ervas e especiarias, você está melhorando seu prato sem adicionar sequer nenhuma caloria.
Ervas podem conter ainda mais antioxidante do que frutas e legumes conhecidos por serem ricos nessas propriedades. Elas oferecem uma melhora bastante significativa em sua qualidade de vida. Muitos estudos mostram que a maioria das especiarias tem qualidades medicinais únicas.
Em um estudo feito por pesquisadores de três universidades, foi desenvolvido um experimento para avaliar os reais benefícios de ervas e especiarias, fazendo com que pessoas consumissem muito mais especiarias em relação a quantidade comum usada apenas para temperar a comida.
Como agem em nosso sangue
Eles estavam interessados em saber se os compostos absorvidos seriam capazes de proteger os glóbulos brancos sanguíneos e se conseguiam a quebra de um DNA quando atacado por radicais livres.
Durante uma semana, de 10 a 12 indivíduos em cada um dos 13 grupos consumiam uma pequena quantidade de um tempero específico por dia. Por exemplo, aqueles no grupo do orégano comeram apenas metade de uma colher de chá de orégano por dia durante sete dias assim como nos outros grupos. As amostras de sangue foram retiradas uma hora antes do consumo e no final da experiência.
Os sangues dos participantes foram posteriormente analisados para que fossem medidas suas capacidades antioxidantes. Dentre todas as especiarias, 4 tiveram resultados significativos em relação às suas capacidades de ação contra problemas inflamatórios sanguíneos devido ao consumo de gorduras:
- 1 – Cravo
- 2 – Gengibre
- 3 – Alecrim
- 4 – Açafrão
Esses resultados representam os efeitos de grandes doses de determinadas especiarias. Não deve-se achar que consumindo-as em pequenas quantidades você conseguirá o mesmo efeito.
Outras especiarias anti-inflamatórias potentes
Um estudo publicado no Journal of Medicinal Foods descobriu uma correlação direta entre o teor de fenol antioxidante dos extratos de especiarias e ervas e suas capacidades de inibição de glicação – processo de soma entre uma proteína e um carboidrato sem a ação controladora de uma enzima.
O cravo foi classificado como o mais potente dentre as 24 ervas e especiarias encontradas em prateleiras de temperos. Entre todas, essas foram consideradas as 10 especiarias anti-inflamatórias mais potentes:
- 1 – Cravo
- 2 – Canela
- 3 – Pimenta da Jamaica
- 4 – Tempero de maçã em pó
- 5 – Orégano
- 6 – Tempero de abóbora em pó
- 7 – Manjerona
- 8 – Sálvia
- 9 – Tomilho
- 10 – Tempero italiano
A inflamação está no centro da maioria das doenças crônicas. É importante perceber que esse tipo de inflamação é o principal causador de muitas, se não a maioria, das doenças de hoje em dia e também de obesidade e problemas cardíacos.
Anotou tudo?
Inicie hoje mesmo uma dieta com muitas dessas especiarias que sua vida com certeza terá um grande acréscimo de qualidade. Muito sabor ao prato e muito ajuda para combater as doenças. Não tem erro, são muitas vantagens!